-
Arquitetos: gmp Architects
- Área: 306700 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:CreatAR Images
Descrição enviada pela equipe de projeto. Em 2017, os arquitetos von Gerkan, Marg and Partners venceram o concurso para o Centro de Conferências de Xian. Um complexo que, juntamente com o Centro Internacional de Exposições da Rota da Seda, projetado pelo mesmo escritório, forma o Centro de Comércio e Indústria da província de Shaanxi.
Situado na parte leste do terreno, o Centro de Conferências (com uma área total de 128.000 metros quadrados acima do solo) oferece instalações para conferências, exposições e facilidades multifuncionais para fóruns internacionais, bem como para eventos bilaterais e multilaterais sendo, portanto, o maior centro de conferências integrado no noroeste da China.
A forma simétrica abrangente da cobertura, as proporções horizontais da fachada e o padrão das colunas são entendidos como referências à arquitetura tradicional chinesa. As fachadas de vidro curvas e côncavas e as partes superiores e inferiores em forma de meia-lua conferem à estrutura, com suas laterais de 200 metros de comprimento, proporções elegantes.
O térreo envidraçado com degraus que chegam até o espelho d'água, faz com que o edifício pareça flutuar. A sensação de leveza é alcançada usando uma sistema estrutural incomum. Vigas de aço atravessam os núcleos, criando grandes espaços de congregação e exposição sem colunas. Além disso, as vigas de aço são projetadas além dos núcleos, formando o beiral. Suspenso abaixo da estrutura, o arco inferior em forma de meia-lua, representa um generoso pórtico de entrada.
Tal suspensão é obtida com 180 elegantes colunas de aço, com diâmetro de 0,6 metros que fornecem uma estrutura dinâmica enfatizando a fachada. Vistas do outro lado do rio, as estruturas em meia-lua iluminadas internamente surgem como um marco para Xi'an, sendo vistas desde longe.